TRABALHADORES DA MAGNESITA APROVAM PROPOSTA DO MEDIADOR DA DRT

A mobilização e o comprometimento dos trabalhadores da Magnesita Refratários em torno do Sindicato garantiu uma grande vitória. As negociações, que foram proteladas pela Empresa como estratégia para tentar ‘dobrar a espinha’ dos trabalhadores e impor uma proposta que além de não atender as reivindicações ainda sugeria a redução de conquistas históricas, finalmente chegaram ao fim.

Os trabalhadores e o Sindicato  estiveram, nos últimos três meses,mobilizados e unidos. Depois de esgotar todas as possibilidades de diálogo com a Empresa, seguindo orientação do Sindicato, os trabalhadores aprovaram as estratégias de luta e se mostraram prontos e dispostos a iniciar as paralisações relâmpagos e os atrasos. A credibilidade conquistada pelo Sindicato e as repetidas demonstrações de unidade e mobilização dadas pelos trabalhadores obrigou a Empresa a recuar e aceitar a reabertura das negociações.

Porém a nova proposta apresentada não representava avanços, pois não avançava em relação ao aumento real e ainda mantinha retrinções em conquistas históricas dos trabalhadores. A postura intransigente da empresa obrigou o Sindicato a  solicitar a intermediação da Delegacia Regional do Trabalho de Vitória da Conquista.

Ainda assim a Empresa manteve o propósito de não avançar na concessão de aumento real  e insistia na manutenção de pontos que representavam  retrocesso nas conquistas sociais, o que forçou  à DRT a apresentar uma proposta -  5,5% de reajuste, sendo 4,45 % referente ao INPC do período e 1,05% de aumento real; tícket de R$ 60,00 para R$ 75,00 e não restrinções em conquistas históricas - proposta aceita pelo sindicato e pela empresa -  que levada à Assembléia, na noite da terça-feira (dia 12) foi aprovada pelos trabalhadores, sendo que dos 162 presentes,  147 votaram favoravelmente à proposta, 14  votaram contra e 01 se absteve de votar.

A proposta aprovada, que  atendeu em grande parte à última contra-proposta apresentada pelo sindicato, teve um significado histórico. Depois de quinze anos de enfrentamento com a pretensão de avançar nas conquistas, sem êxitos, houve a concessão de aumento real e um aumento significativo no valor do ticket.

Vale registrar a maturidade dos trabalhadores que resistiram e mantiveram-se unidos e mobilizados em torno do Sindmineradores, possibilitando  conquistar um acordo considerado razoável.

“Foi uma quebra de paradigma. O acordo fechado com a mediação da DRT passará a ser uma referência para as próximas negociações, o que vai fortalecer a mobilização dos trabalhadores”, comemorou o presidente do Sindmineradores, Édio Pereira, acrescentando que apesar da conquista, a luta ainda não parou. “O Sindicato e trabalhadores continuarão em campanha permanente pela melhoria das condições de trabalho, da qualidade de vida e pelos pontos da pauta que não foram atendidos na proposta aprovada”, a ex. dos ajustes nos salários de algumas funções e setores para corrigir discrepâncias, ressaltou Édio.

"Foi um acordo muito importante, pois demonstrou a força da organização e da união dos trabalhadores em torno do Sindicato", disse José Santana, vice-presidente do Sindmineradores. Ele comemora porque a Empresa começou as negociações com propostas muito aquém das expectativas dos trabalhadores. "Foram necessárias muitas reuniões e muita mobilização para que alcançássemos este resultado", observou Santana.

Em Contagem os Refrataristas também aprovaram a proposta da Empresa - 5,5% de reajuste, sendo 4,45% referente ao INPC do período, 1,05% de aumento real e manutenção das conquistas anteriores - pois em Contagem o Sindicato não reivindicou o tícket alimentação.

Proposta aprovada:

►Reajuste Salarial de 5,5% (sendo 4,45% de zeramento do INPC do período outubro/2008 a setembro/2009 e 1,05% de aumento real) para salários até R$ 3 mil reais, retroativo a 1º de outubro de 2009;
►Reajuste de R$ 165,00 para salários acima de R$ 3.001,00;
►Reajuste no Ticket Alimentação de R$ 60,00 para R$ 75,00 a partir de  1º de janeiro de 2010;
►PRV de até 1,4 salários nominais de cada empregado, cujo pagamento deverá ser feito até o último dia útil do mês de maio de 2010;
►Inclusão do Acordo do Turno Ininterrupto de Revezamento no Acordo Coletivo de Trabalho 2009/2010;
►manutenção das conquistas anteriores.

VITO TRANSPORTES AGENDA REUNIÃO
Em resposta a solicitação feita pelo Sindmineradores, a Vito Transportes, por e-mail, informou que entre os dias 26 e 29 próximos estará agendando, em Brumado, uma reunião para tratar da questão da Cesta Básica e dos ajustes de cargos e salários de alguns setores da Empresa.

A expectativa do Sindicato é que as negociações avancem positivamente. O presidente do Sindmineradores, Édio Pereira, lembra que a Vito assinou uma Carta Compromisso na qual se comprometeu a implantar a Cesta Básica a partir de janeiro de 2010, caso a empresa recuperasse o seu lucro contábil. Segundo o Diretor do SIndicato José Donizete, o popular Morto, pela grande movimentação da produção da mina que ocorre  desde outubro passado, fica evidenciado que a Vito conseguiu recuperar a lucratividade que alegava ter perdido em razão da crise econômica mundial, motivo pelo qual espera-se que os pleitos dos trabalhadores sejam atendidos.