Dez

Mineradores em plena campanha salarial

Sindicato dos Mineradores de Brumado

A crise econômica mundial tem sido motivos de muitas especulações, servindo de prerrogativa para que empresas  se mostrem na retaguarda, evitando assim avançar nas negociações principalmente quando se trata de aumento real.

Em Brumado o Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião vem fazendo o seu papel, defendendo, de forma intransigente, o direito dos trabalhadores, os quais, têm a plena consciência de que a instituição vem dando toda a sustentação à categoria.

Neste final de ano, mais uma luta vem sendo travada pelo Sindicato, que não vem medindo esforços para alcançar as suas metas para que a campanha salarial seja um sucesso.

A diretoria vem se reunindo constantemente com as empresas, buscando a efetivação de um diálogo produtivo , tanto que algumas decisões vêm sendo tomadas para que todos os direitos dos trabalhadores sejam mantidos e outros conquistados.

As seis empresas mineradoras que atuam na microrregião vêm adotando uma postura dura e não se mostram muito receptivas aos anseios da categoria.
Em Brumado, as treis empresas do ramo, Magnesita , Ibar Nordeste e Xilolite, vem tendo como escudo para dificultar as negociações a crise econômica mundial. Já as de Caetité se mostraram mais receptivas e ofereceram propostas melhores.

Na mesa de negociações a diretoria vem buscando um entendimento com as empresas, mas elas ainda se mostram um tanto quanto irredutíveis na busca de um consenso, tanto que existem claras intenções de não se conceder reajustes satisfatório, e o que é pior, de retirar conquistas e benefícios, que são vitórias históricas de nossa categoria.

“Estamos conscientes de que a crise econômica mundial afetou as empresas, mas, hoje, de forma inquestionável, sabemos que houve uma grande retomada da produção e a crise já é coisa do passado. A nossa luta não vai cessar e sabemos que, até o momento, a proposta das empresas está abaixo de nossas expectativas e não vamos parar enquanto não obtermos os nossos objetivos”, declaram o presidente e vice-presidente do Sindicato, respectivamente Édio Pereira e José Santana de Andrade.

Eles fizeram questão  ainda de declarar que “o Sindicato teve grandes conquistas nos últimos anos, sempre obtendo aumentos acima da inflação, agora, este ano, as empresas estão se apegando a crise econômica mundial, mas sabemos que a crise já passou e vamos nos manter irredutíveis em nossas reivindicações,principalmente no caso da Magnesita que além de não apresentar uma proposta aceitável,ainda quer restringir  benefícios conquistados, o que não iremos admitir de forma alguma”.

Confira, detalhadamente, como andam as negociações da Campanha salarial por Empresa:

Magnesita:

A empresa está se mantendo na defensiva, tanto que tem a intenção de congelar o adicional por tempo de serviço e só conceder o adicional de interinidade aos que trabalham no turno, além de limitar a concessão da complementação salarial em caso de afastamento para o INSS por motivos de doença.

A empresa ofereceu 5,0% aos funcionários que ganham até R$ 3000,00, e um fixo de R$ 150,00 para os salários acima deste valor, o que deixa claro uma intenção de discriminação.

Também foi oferecido um aumento no ticket refeição de somente de 03 reais, ou seja, dos atuais 60,00 para 63,00, valor este mais baixo do que é praticado pelas demais empresas. Em relação a PRV
a Empresa propôs a redução de até 02(dois) salários nominais de cada empregado pagos em 2008, para até 1,4 para o exercício de 2009.
A proposta vai ser avaliada em assembléia pelos trabalhadores e a Diretoria do Sindicato vai propor a rejeição.

Ibar Nordeste S.A

A empresa ofereceu reajuste de 5,0 sendo 0,55% de aumento real, muito abaixo das expectativas.
Também foi oferecido um abono de R$ 450,00 para cada funcionário, além de oferecer 90% do salário nominal de cada trabalhador a título de PLR – Participação de Lucros e Resultados.

A proposta foi avaliada em assembléia dos trabalhadores e foi reprovada. O Sindicato vai propor a reabertura das negociações.

Xilolite S.A

Ofereceu 5% de reajuste e mais R$ 600,00 de abono, divido em três parcelas, sendo R$ 200,00 em 20/12; R$200,00 em 20/01 e R$ 200,00 em 20/02/2010.

A proposta vai ser avaliada em assembléia dos trabalhadores, sendo que a Diretoria vai propor a sua rejeição.

Cimpor

Trabalhadores aprovaram a pauta, já foi entregue a Empresa e está aguardando o agendamento da data para o início das negociações.

Jamp Mineração/Caetité.

Reajuste de 06%, retroativo a 01 de maio e redução da participação dos empregados no custo da assistência médica, de 10% para 05%.

A proposta foi aprovada pelos trabalhadores.

MPC/Caetité

Reajuste de 06%, aumento dos tickets refeições de R$100,00 para R$ 120,00 e inclusão dos dependentes no Plano de Assistência Médica.

A proposta foi aprovada em assembléia dos trabalhadores.