12.01.2018

Sindmine e Xilolite fecham acordo com ganho real para os trabalhadores

Em mais uma reunião realizada nesta quinta-feira (11), entre a direção do Sindmine e a mineradora Xilolite, - cuja data base é outubro -, as partes formataram uma proposta consensual, na qual a empresa concede reajuste salarial de 2,63%; abono salarial de R$ 750,00, garante reajuste no retorno de férias, bem como a manutenção de todas as conquistas anteriores. Para o presidente do Sindicato, Édio Pereira, “a proposta é muito positiva, pois garante ganhos reais para os trabalhadores e mantém todas as conquistas do ACT anterior, mesmo depois da reforma trabalhista que flexibiliza e possibilita redução de conquistas dos trabalhadores”. Ainda segundo o presidente “no momento de crise e com as leis trabalhistas possibilitando que as empresas possam retirar direitos, fechar um Acordo Coletivo com ganhos reais e mantendo todas as conquistas é motivo de comemoração por parte dos trabalhadores”. O Sindicato realizará assembleia geral na próxima segunda-feira (15), para submeter a proposta aos trabalhadores e a diretoria vai defender a sua aprovação. Édio Pereira ainda fez questão de informar que as negociações com a empresa RHI Magnesita serão retomadas na próxima sexta-feira (19) e com a IBAR Nordeste também acontecerá uma reunião na semana que vem, mas sem dia definido até o momento. Ele concluiu dizendo que “esperamos que as empresas apresentem propostas factíveis que possam ser levadas para apreciação dos trabalhadores em assembleia”.