Mai

Nota Pública da comissão institucional provisória sobre o transporte de material radioativo

A Comissão Institucional Provisória, após concluída a etapa principal dos seus trabalhos, vem a público, cumprir seu dever institucional de informar a sociedade do seguinte:

1-      Após as informações prestadas e os documentos encaminhados pela INB, CNEN, IBAMA e outros organismos, esta Comissão Provisória acordou em aceitar o prosseguimento da operação prevista para o material radioativo trazido das instalações da Marinha do Brasil para a URA de Caetité, mantidos os cuidados operacionais e ocupacionais compatíveis com a natureza da operação;

2-      As questões relativas ao meio ambiente e à segurança da população residente no entorno da mina, tais como fornecimento de água em quantidade e qualidade necessárias à dignidade humana, assim como medidas protetivas à saúde e outras demandas sociais que não foram até aqui devidamente contempladas pela empresa passarão a constituir pautas prioritárias da Comissão permanente que logo se constituirá;

3-       Esta Comissão reafirma a toda a população de Caetité e Lagoa Real o compromisso de continuar trabalhando em favor de um novo modelo de relacionamento com a INB, sempre visando a transparência na comunicação e salvaguardar os interesses maiores das nossas comunidades.

Caetité-BA, 25 de maio de 2011.

Élcio Nunes Dourado - Assessor Jurídico do Município de Caetité

João Antônio Portella Lopes - Secretario Municipal do Meio Ambiente de Caetité

Vereador Júlio César de Carvalho Ladeia - Presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara de Vereadores de Caetité

Pe. Osvaldino Barbosa - representante a Comissão Paroquial do Meio Ambiente