Abr

INB revela sua verdadeira face na audiência de Lucas

A INB, em declarado ato hipócrita e intimidatório, por fala e atos de alguns dos seus atores, em audiência do companheiro Lucas, afirma a sua verdadeira feição. Qual seja: a arrogância, o autoritarismo e o nazifacismo.

Queriam os prepostos da INB na audiência de Lucas Mendonça, ocorrida na Vara do Trabalho de Guanambi, em 08/04/2013, proibir a publicação das fotos.

Em uma audiência onde se revela o embate entre empresa e trabalhador, os princípios a se estabelecerem são os da publicidade, transparência e da ampla expressão.

Não tem porque em uma causa trabalhista, de natureza social, em um foro público, invocar a preservação da imagem, impedir a publicidade dos atos, seja este em forma ou fotografia. A não ser que por debaixo da chamada intimidade da imagem, venham cultivar nesta estrutura os vergonhosos monstros da ditadura, do terror e do medo.

Naquele ambiente não cabe os arames dos campos de concentração nem os porões das ditaduras. Naquele ambiente as luzes das maquinas deverão brilhar e espalhar as claridades das realidades dos trabalhadores, os verdadeiros sujeitos da humanização.

Estes sujeitos fizeram-se presentes, naquela solidária tarde e encontravam-se vigor, ternura e resistência, como a árida força do sertanejo, a qualquer tentativa de atos injustos e autoritários: as atitudes dos solidários sindicalistas Cabaleiro e Édio do SINDMINE, dos companheiros da base operária, representantes da sociedade organizada, bem como a segura, pungente e sabia voz dos advogados Nizan Gurgel e Fabio Ledo.

Aqueles que não querem ver a sua imagem de mãos dadas às algemas, aos chicotes, e as cadeiras da tortura, deverão buscar o espaço privado e os escuros cantos das salas das organizações dos exploradores, não os espaços públicos, pois sabemos bem que os interesses são antagônicos, que os interesses dos explorados são anversos aos dos exploradores, e os seus lados em mesas, letras e acentos são e serão historicamente opostos.

As fotos da audiência do companheiro Lucas serão publicadas, pois estas luzes cegarão os olhos dos  exploradores e capatazes, e darão visões a classe explorada, assediada e chicoteada.

Assim, na fonte da liberdade pública, a publicidade coletiva fará os clarões do embate do capital e trabalho apresentando a verdadeira alma da classe operária, a sua mesa, os seus acentos e aqueles que são e estão ao seu lado: o seu partido.