Abr

Mineradores em negociação salarial com a Vito Transportes

Iniciaram-se nessa terça-feira (12), as negociações salariais do Sidmineradores com a empresa Vito Transportes, cuja data-base é 1º de maio. Na primeira reunião, a empresa representada pelo seu Diretor, Gerson Ziviane e pelo Gerente Wilson Paiva, fez uma exposição da atual situação financeira registrando que, mesmo obtendo um lucro líquido de R$ 983.000,00 no exercício de 2010, a empresa ainda sofre os reflexos dos prejuízos acumulados no exercício de 2009, devido a financeira internacional.

Em contrapartida, o sindicato representado pelo presidente José Santana de Andrade, pelo vice Édio Pereira e pelo Diretor José Donizete, expôs a situação difícil pela qual passam os trabalhadores, lembrando que o momento é de recuperar as perdas salariais, e avançar nas conquistas, garantindo para os trabalhadores, ganho real de salários, avanços na cesta básica, ajuste no plano de cargos e salários, dentre outros.

Ao final da reunião a Vito apresentou a seguinte proposta: 7,5% de reajuste, sendo 6,5% referente ao INPC, acumulado no período de maio de 2010 a abril 2011, 1% de ganho real; aumento do valor da cesta básica dos atuais R$ 50,00 para R$ 60,00; abono salarial em parcela única de R$ 160,00.

No entanto, a diretoria do Sindicato deixou claro que a proposta apresentada está muito aquém das expectativas dos trabalhadores, mantendo a que consta da pauta de reivindicações que pleiteia: reajuste de 11,50%; cesta básica no valor de R$ 120,00; abono/PLR no valor de R$ 700,00; ajuste no plano de cargos e salários, dentre outros.

Com isso, uma nova reunião, entre o Sindicato e Empresa, acontecerá na próxima semana, no intuito de chegar-se a uma proposta que contemple os interesses das partes.