Abr

Sindmineradores conquista periculosidade para os eletricistas da Ibar Nordeste

Na última quinta-feira (14), o Sindmineradores, representado pelo seu presidente José Santana de Andrade, o Vice Édio Pereira e o Diretor Gilberto Costa Leite, esteve reunido com o Gerente Geral da Ibar Nordeste, Sandro Viana, cuja pauta constava o pagamento do adicional de periculosidade, para os eletricistas, e a implantação da tabela de turno, que garanta o revezamento para os trabalhadores que laboram em turno ininterrupto com jornada de oito horas.

A Ibar Nordeste era a única empresa, da base dos mineradores, que não reconhecia o direito dos eletricistas, ao recebimento do adicional. O Sindicato procurou conscientizar a empresa da importância de resolver o problema, através do diálogo, sem a necessidade de se acionar a Justiça do Trabalho.

A empresa compreendeu as ponderações e, nessa segunda-feira (18), comunicou ao Sindicato que, já a partir deste mês de abril, os eletricistas começarão a receber o adicional de periculosidade, no percentual de 30% do salário. Já em relação ao retroativo, a direção do Sindmineradores deixará para falar sobre o assunto, durante as discussões da campanha salarial de 2011, no próximo mês de outubro.

Em relação a implantação da tabela de turno, que garanta o revezamento para os trabalhadores de turno ininterrupto, a empresa informou que continua analisando o pleito e se posicionará em breve. Os diretores e os eletricistas comemoraram a conquista do adicional de periculosidade, que é de fundamental importância, vez que significa um incremento de 30% sobre a remuneração dos trabalhadores do Setor Elétrico da Ibar Nordeste.