Abr

Mineradores rejeitam proposta da Vito Transportes

Na última quarta-feira (20), os funcionários da Vito Transportes estiveram em assembléia e rejeitaram a proposta da empresa para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012. Em sua proposta, a empresa garantia reajuste salarial de 8%, sendo 6,31% referente ao INPC do período e 1,6% de aumento real; cesta básica de R$ 65,00; abono salarial de R$ 170,00; e piso salarial de R$ 604,80.

Os trabalhadores, bem como a diretoria do Sindicato, entendem que a empresa tem condições e pode oferecer uma proposta bem melhor do que a rejeitada na assembléia. Com base nesta compreensão, os mineradores aprovaram uma contraproposta que garante reajuste salarial de 10%; cesta básica no valor de R% 100,00; abono/PLR de R$ 700,00; piso salarial de R$ 700,00 e manutenção das conquistas anteriores. A data-base para a efeito do Acordo é 1º de maio.

Os trabalhadores, com o apoio do Sindmineradores, estabeleceram um prazo de 10 dias, a partir dessa segunda-feira (25), para que a empresa atenda as reivindicações. Vencido o prazo de 10 dias, sem que haja avanço em relação à proposta rejeitada, os trabalhadores começarão a fazer atrasos e paralisações relâmpagos até que suas reivindicações sejam atendidas.

A direção da empresa já foi notificada e o Sindicato continua aberto a novas discussões, visando com o diálogo chegar a uma proposta que atenda os anseios dos trabalhadores.